R. Isolda Barros Torquarto, s/n - Bodocongó, Campina Grande - PB
(83) 3077-0107


AGENDAMENTO PARA O CASTRA MÓVEL


IMPORTÂNCIA DA CASTRAÇÃO

Você já ouviu falar a frase “castrar é um ato de amor”? Pois não poderia ser mais correta!

Ainda persistem antigos mitos sobre a castração dos pets, como por exemplo, que o macho ficará frustrado e triste ou que a fêmea deverá ter ao menos uma ninhada antes de ser castrada para que se mantenha saudável e feliz, mas nada disso é verdadeiro!

Além de ser a medida mais segura e eficaz de controle populacional, a castração traz inúmeros benefícios para a saúde do seu pet, como esses que elencaremos a seguir:

  • Nas fêmeas, a castração diminui o risco de câncer de mama. E quanto mais cedo, melhor: 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença. Nas gatas a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40 a 60%.
  • As fêmeas não ficam mais vulneráveis a infecções uterinas graves, como a piometra, uma vez que o seu aparelho reprodutor é removido durante o procedimento;
  • As fêmeas não entram mais no cio, poupando os tutores de lidar com esse período;
  • Em machos, a castração reduz a frustração sexual e a necessidade de sair em busca de “namoradas”. Ao mesmo tempo, isso diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos;
  • Com a castração dos machos, reduz-se em grande escala os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo, que pode ser fatal;
  • Cães e gatos machos sentem menos necessidade de marcar o seu território com urina;
  • Seu pet também pode ficar mais dócil, facilitando a interação e reduzindo situações problemáticas, especialmente entre os que tinham comportamento agressivo antes.

É importante ressaltar que a castração não faz os animais engordarem, o que acontece em alguns casos é a redução de atividade física, pois o animal fica mais calmo e isso sim pode levá-lo a ganhar peso. A castração é sim um ato de amor.

CUIDADOS PRÉ OPERATÓRIO

Quando o animal é submetido a um procedimento anestésico-cirúrgico é importante seguir corretamente estas orientações:

I – Traga-o em jejum alimentar de 12 horas e de água de, no mínimo, 06 horas.

II – Banhe-o um dia antes da cirurgia.

III- Antes do procedimento o animal será submetido a exame e avaliação do médico veterinário.

Este Centro dispõe de um quantitativo fixo de vagas que são oferecidas por mês, porém, como a demanda é sempre maior realizamos frequentemente mutirões de castrações, com objetivo de ampliar ainda mais o número de vagas já ofertadas.

Faça aqui o seu agendamento

 O Castra Móvel está atendendo atualmente na RAMADINHA, na UBS Hindemburgo Nunes, na rua Joaquim Amorim Júnior, S/N, na Ramadinha. Os bairros MALVINAS, BODOCONGÓ, SERROTÃO, NOVO BODOCONGÓ e BAIRRO UNIVERSITÁRIO também poderão ser atendidas pelo Castramóvel. Atente-se à localização do seu bairro.