A Secretaria de Saúde de Campina Grande, através do Centro de Controle de Zoonoses, iniciou a campanha de vacinação antirrábica 2022 esta semana pelos sítios da Zona Rural e no próximo sábado, 24, realiza o dia D em 90 pontos de vacinação em toda a cidade. A campanha vai acontecer até o dia 21 de outubro.

Cachorro branco nas mãos do donosendo vacinado por técnica de jaleco branco

Foto: Nelsina Vitorina (ACI/Saúde-CG)

A campanha visa atingir mais de 50 mil animais na cidade, entre cães e gatos, sendo aplicada a partir de três meses de idade. A orientação é que os donos de pets procurem um dos locais no próximo sábado e, após o dia D, podem buscar a vacina antirrábica diretamente no Centro de Controle de Zoonoses, na Rua Isolda Barros Torquato, S/N – Bodocongó.

A raiva é uma doença infecciosa aguda viral que pode ser transmitida para os seres humanos e tem a capacidade de levar a pessoa a morte. A vacina é o único meio de evitar a transmissão da doença e é bastante eficaz, além de não ter contraindicação. “Vacinar o seu bicho é um ato de amor consigo, com seu pet e com a sociedade”, disse a coordenadora do CCZ, Aretusa Nascimento.

Mulher segurando cão branco da raça poodle e exibindo cartão de vacina

Foto: Nelsina Vitorina (ACI/Saúde-CG)

É necessário ter alguns cuidados no momento da vacinação. “Não se deve enviar crianças conduzindo os animais. Levar o cartão de vacina do animal (caso não tenha será produzido no posto). É necessário também que animais que não são tão sociáveis com outros estejam com focinheira, a contenção desses animais fica a cargo do proprietário”, finalizou Aretusa.