No dia 14 de março é celebrado o dia Nacional dos Animais. Esse dia especial serve para conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ser oferecidos aos animais domésticos, selvagens e pets não convencionais, além de ressaltar ações que contribuem para o bem-estar do animal, como a castração social e adoção responsável.

Foto: Victor Marinho

De acordo com a legislação brasileira, maltratar animais é crime. Como maltrato entende-se: bater; deixar sem alimentos, água e abrigo; deixar preso, não tratar das doenças e abandonar os animais domésticos. A pena por esse tipo de crime vai desde multa de um a 40 salários mínimos por animal, até a prisão em casos extremos. Na esfera penal, o crime é previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda. Em caso de morte do animal, a pena pode ser aumentada de um sexto para um terço.

O Centro de Controle de Zoonoses de Campina Grande atua promovendo diariamente cirurgias de castração social em gatos e cachorros, em conjunto com o Castra Móvel da Prefeitura de Campina Grande, serviço implantado pela gestão do prefeito Bruno Cunha Lima para promover o controle populacional de cães e gatos e ofertar o acesso ao serviço para os tutores de bichos de estimação na cidade.

Foto: Nelsina Vitorino

“Nesta data, é importante ressaltar a necessidade da cirurgia de castração para os seus pets. A cirurgia não só nos ajuda a manter um controle de natalidade, mas também traz benefícios à saúde do animal, principalmente na prevenção do câncer de mama nas fêmeas, e de próstata nos machos. A castração também é um ato de amor”, declara a coordenadora do Centro de Zoonoses e defensora da causa animal, Aretuza Nascimento.

Foto: Nelsina Vitorino

A equipe do Centro de Zoonoses promove ações visando adoção responsável dos animais que são resgatados e ficam à espera de um lar. O Centro de Zoonoses está de portas abertas para receber a população que deseja adotar um animal, com o intuito de compartilhar amor e carinho com o pet. O processo de adoção é muito fácil: basta comparecer ao Centro de Controle de Zoonoses de Campina Grande, das 8h às 12h, e das 13h às 17h, portando cópias e originais do CPF, RG e comprovante de residência, além de passar por uma entrevista para garantir a adoção responsável ao animal.

“A adoção responsável faz parte de um ciclo de respeito aos animais. É só através dela que conseguiremos diminuir o alto índice de abandono e maus tratos na sociedade. E hoje essa data chega para reforçar para a população a importância da adoção. Ela salva vidas!”, reforça a coordenadora do Centro de Zoonoses.
Todos os animais são humanos e merecem respeito.

É dever do ser humano respeitar e proteger todas as formas de vida! Vamos celebrar esse dia espalhando amor e carinho na sua forma mais pura: adotando com responsabilidade!

Por: Lincon Lima