Nesta semana, o Centro de Controle de Zoonoses de Campina Grande iniciou a captura de animais errantes para realização de cirurgias de castração para manter o controle populacional desses animais, dando continuidade às ações da campanha Abril Laranja. No ano passado foi iniciado um censo quantitativo em diferentes localidades da cidade para destacar as regiões com maior presença de animais de rua.
As primeiras regiões que estão recebendo o serviço são as feiras da Liberdade e das Malvinas, devido a grande presença de animais de rua. A captura dos animais está sendo feita através dos cuidadores, técnicos e médicos veterinários do CCZ, e conta com a ajuda primordial dos próprios feirantes.
“As cirurgias já iniciam nesta semana, com 10 felinos capturados, e em breve iniciaremos as cirurgias de cães e cadelas”, explicou a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Aretusa Nascimento.
O censo realizado avalia o número de animais, estimativa de idade, gênero, condição de saúde, presença de cuidadores, entre outros aspectos. Esse levantamento irá continuar nas demais localidades de Campina Grande durante o ano inteiro.
Durante as obras de reforma e ampliação do Centro, foram adaptados canis e gatis antigos para receberem esses animais e oferecer aos mesmos um pós-operatório confortável e seguro. Esse controle inicia com cirurgias em gatos, fêmeas e machos, e posteriormente dará início às cirurgias de cães e cadelas.
O médico veterinário e responsável técnico do CCZ, Ramom Okumura, ressalta a importância desse controle populacional. “O aumento de cães e gatos nas ruas resulta na proliferação de zoonoses, doenças que passam do animal para o ser humano, além de criar consequências negativas para a cidade e para os próprios animais. A castração é o meio mais eficaz de impedir isso”, disse.
Os animais comunitários serão devolvidos para seus locais de origem, e os animais abandonados serão direcionados para adoção responsável, devidamente castrados e cuidados pelo CCZ.
O Centro de Controle de Zoonoses realiza mais de 5 mil cirurgias por ano e o Castramóvel, adquirido no ano passado, já realizou mais de mil cirurgias em um ano.
Codecom