O prefeito Bruno Cunha Lima entregou neste sábado, 21, o primeiro Castramóvel de Campina Grande. O equipamento, que custou mais de meio milhão de reais e foi custeado por meio de emenda parlamentar do deputado federal Pedro Cunha Lima, foi lançado durante evento de adoção de animais realizado em parceria com a Redepharma.
Dezenas de cães e gatos foram adotados durante o evento. Na solenidade também foi lançada uma cartilha construída pelo Centro de Controle de Zoonoses com todas as informações sobre os direitos dos animais.
Carro do Castramóvel com desenho de cão e gato.

Foto: Codecom

Participaram da ação diversas entidades de proteção e de defesa dos direitos dos animais, como Clube Tio Patinhas e Animal de Rua CG, o vereador defensor da causa animal Janduí Ferreira, as vereadoras Carol Gomes e Ivonete Ludgério, a deputada estadual Tenente Rebeca, o prefeito de Boa Vista, André Gomes, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Cecílio Martins, representantes do Conselho Municipal de Saúde, o secretário de Saúde, Gilney Porto, a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Aretuza Nascimento, e vários outros secretários.
“Essa é uma demanda antiga dos protetores e defensores da causa animal e aqui está um Castramóvel todo equipado com toda estrutura para realizar as castrações. É uma entrega histórica para uma demanda crescente”, disse o prefeito.
O Castramóvel tem capacidade para realizar de 240 a até 500 castrações por ano. O atendimento será feito de forma itinerante e por agendamento prévio. O serviço será disponibilizado para animais com tutores maiores de 18 anos. As primeiras castrações começam em fevereiro na Zona Leste. Na próxima semana começa o prazo para agendamento, que acontecerá presencialmente no Complexo Esportivo Plínio Lemos e on-line através do site centrodezoonoses.campinagrande.obg.gov.br.
Anúncios – comprometido com a causa animal, o prefeito Bruno anunciou na ocasião que neste ano vai contratar por meio de novo concurso Agentes de Vigilância Ambiental para fiscalizar casos de maus tratos. Ele também anunciou que, de forma pioneira, a Prefeitura vai criar com a Câmara Municipal uma lei para subsidiar entidades que cuidam de animais abandonados e que vai criar uma Secretaria Executiva de Proteção e Bem-Estar Animal. “Isso é histórico. 2023 será o ano da causa animal”, disse.