Abril chegou, Campina! E com ele também chega o Abril Laranja!
Abril Laranja é uma campanha dedicada à prevenção da crueldade animal. Esse mês é totalmente dedicado a prevenir maus-tratos e conscientizar a população de que os animais precisam de carinho e amor.
E não estamos falando somente de cães e gatos, mas de todas as espécies, como cavalos, lagartos, hamsters, coelhos, entre outros.
De acordo com os dados da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa) da Secretaria da Segurança Pública, as denúncias de maus-tratos a animais aumentaram entre 2020 e 2021 (15,60%): foi de 13.887 — entre janeiro e novembro — para 16.042.
E quando se fala de Abril Laranja, é necessário falar também de senciência, que é a capacidade de ter sentimentos e emoções com os outros que estão ao nosso redor. No caso dos animais, a senciência serve para avaliar a qualidade de vida dos pets, incluindo sua felicidade e saúde.
E dentro do conceito de senciência existem 5 liberdades que os animais devem ter acesso:
Livre de fome, sede e má nutrição; pois eles devem e precisam de acesso livre a alimento e água para terem a qualidade de vida de que necessitam.
Livre de dor, injúria e doenças; pois todos os animais têm a liberdade de receber respeito, prevenção, diagnóstico, vacinas e controle de parasitas e doenças, o que contribui para o seu bem-estar.
Livre de desconforto; é comum encontrarmos animais domésticos passando frio ou animais silvestres sofrendo com as queimadas de florestas. Isso não é certo. Eles devem ter aceso à locais seguros e confortáveis para sua espécie.
Livre para expressar seu comportamento natural; gatinhos, cachorrinhos e coelhinhos que criamos em casa precisam de um ambiente em que possam correr, latir, miar ou pular como quiserem. Eles ficam mais felizes e satisfeitos.
Livre de medo e estresse; para garantir uma boa qualidade de vida, eles precisam estar longe de ambientes que os deixem desconfortáveis, temerosos, ou seja, sem punições ou castigos!
Além de proteger e denunciar, outra forma muito importante e eficaz de prevenir a crueldade animal é adotando com responsabilidade. Milhões de animais estão em situações de abandono, necessitando de um lar amoroso e, principalmente saudável.
Maus-tratos aos animais é crime, por isso não deixe de denunciar! Se você viu algo que achou estranho ou teme pela vida ou pela saúde de um bichinho, não hesite em denunciar.
Para isso, saiba que você pode recorrer a Polícia Militar Ambiental, Polícia Cívil e ao Ministério Público. Assim, é possível evitar que mais um animalzinho entre para as estatísticas de maus-tratos.