A Secretaria de Saúde de Campina Grande, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), divulgou dados relativos às cirurgias de castrações de cães e gatos no Município. O Castramóvel, serviço lançado em fevereiro deste ano, ultrapassou as mil cirurgias e o centro cirúrgico do CCZ superou a marca de 3 mil procedimentos. Em 5 anos, o número de operações cresceu 143%.

Entre fevereiro e agosto, o Castramóvel executou 978 operações. Com as cirurgias de setembro, a produção passou de mil procedimentos. Já o Centro de Controle de Zoonoses realizou 3.431 operações no mesmo período. Com o Castramóvel, a expectativa é que o Município supere as 5 mil cirurgias este ano.

O número de procedimentos vem crescendo gradativamente a cada ano. Em 2019 foram realizadas 1.938 cirurgias. Em 2019 foram 3.030. Em 2020, no primeiro ano da pandemia, o número caiu para 2.116. Em 2021 houve a retomada em maior número das cirurgias com 3.014 procedimentos. No ano passado, com o pós-pandemia, o número subiu para 4.716 operações. Isto representa um aumento de 143% entre 2018 e 2022.

Atualmente, o CCZ passa por reforma para ampliação dos espaços para abrigo dos animais em tratamento. O Castramóvel está atualmente no bairro Três Irmãs, na Creche Municipal Alcide Cartaxo Loureiro. No dia 27 de setembro será aberto o prazo do agendamento para castrações no nosso site.

“Essa expansão é muito significativa. Estamos circulando com o Castramóvel por todos os bairros da cidade e facilitando o acesso da população ao serviço. Essa é uma ação criada na gestão do prefeito Bruno Cunha Lima que já se estabeleceu como uma política pública de controle populacional animal para controle de zoonoses”, disse o secretário executivo de Saúde, Emmanuel Sousa.