Foto: divulgação

O Seminário para Elaboração do Programa Nacional de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos aconteceu na última quinta-feira (10) em Brasília. O encontro foi realizado pelo Departamento de Proteção, Defesa e Direito dos Animais, da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e contou com a presença online da Coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses de Campina GrandE, Aretusa Nascimento.

O encontrou resultou em conversas com as autoridades presentes, a sociedade civil e movimentos sociais para a elaboração do Programa Nacional de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos, discutindo sobre o descontrole populacional desses animais, que além de trazer consequências para próprio bem-estar, também provoca problemas climáticos, de segurança pública, social e econômico, afetando a saúde única, do animal, do homem e do meio ambiente. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o manejo populacional é um conceito mais amplo do que a mera castração. Envolve critérios científicos, censo animal, diagnóstico, elaboração de um plano, implementação de leis, combate aos maus-tratos, educação para guarda responsável, identificação do animal, saúde animal.

Foto: divulgação

O impacto ambiental do descontrole populacional de cães e gatos foi um tópico importante no debate. Segundo o último índice divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, as populações de cães e gatos no Brasil eram estimadas em 54 milhões e 24 milhões, respectivamente. Foi ressaltado no encontro a necessidade de políticas públicas eficazes para efetivar o controle populacional de cães e gatos, tendo em vista que se o Brasil não adotar políticas como essa, prevê-se que a população de cães chegue a 70 milhões e a de gatos a 41 milhões até 2030.
Carro do Castramóvel com desenho de cão e gato.

Foto: Codecom

A Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde e Centro de Controle de Zoonoses continua realizando seu compromisso com a população realizando o controle de populacional de cães e gatos em todo o município por meio do Castramóvel e de cirurgias de castração no CCZ, direcionadas á toda população de baixa renda, totalmente gratuitas e feitas por profissionais de qualidade.