A Prefeitura de Campina Grande, através de uma programação integrada entre as Secretarias Municipais de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Educação (através da coordenação de educação ambiental), Secretaria de Saúde e o Centro de Zoonoses vão comemorar nesta quarta-feira, 4, o Dia Mundial da Natureza e do Animal.

A programação começa às 9h30, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lafayete Cavalcanti, no bairro das Malvinas, com uma palestra de Aretusa Nascimento, coordenadora do Centro de Zoonoses, abordando o tema “Bem-Estar animal e Adoção Responsável”. E às 10h30, na sede da Sesuma, na rua Vigolvino Vanderley, Ponto de Cem Réis, no bairro da Conceição, haverá distribuição de 600 quilos de ração animal  com algumas ONGs que atuam em defesa da causa animal.

Esta data é comemorada no dia dedicado a São Francisco, considerado patrono da ecologia e protetor dos animais e da natureza, e tem o objetivo de conscientizar para a necessidade de se preservar toda a espécie de animais e o meio ambiente. Em Campina Grande, a gestão do prefeito Bruno Cunha Lima tem realizado ações e investimentos em prol desta causa, como a compra de Castramóvel, ampliação do Centro de Zoonoses, contratação de pessoal e campanhas de conscientização em parceria com várias entidades e organizações não governamentais.

“O 4 de outubro é o Dia Mundial dos Animais, alusivo ao nascimento de São Francisco de Assis, patrono da ecologia e protetor dos animais, e por isso devemos neste dia repensar nas nossas atitudes de entendermos que tudo isso irá contribuir para a qualidade de vida de todos nós’, afirmou Lilian Arruda, coordenadora do Meio Ambiente.

Por isso, para comemorar a data, a Prefeitura, por meio de várias secretarias, vai desenvolver ações em escolas municipais, acreditando que nos anos iniciais as crianças têm o poder transformador  da sociedade. E numa forma de agradecimento aos que cuidam dos animais de rua, protetores e ONGs, a gestão municipal fará a entrega de rações a todos os cadastrados.