Muita gente não sabe que o mês de outubro também é um mês de alerta contra essa doença em animais de estimação. O objetivo da campanha é alertar os tutores sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

O câncer de mama em animais de estimação é muito comum no Brasil e precisa de toda atenção, sendo a castração a melhor forma de prevenção. Também é importante lembrar que nunca devemos submeter o animal à aplicações de fármacos que inibem o cio. Essa substâncias possuem hormônios que podem ocasionar o câncer.

Os tutores podem contribuir para a identificação precoce do câncer de mama no seu animal. O “toque amigo” das glândulas mamárias das cadelas e gatas é um método que pode auxiliar na identificação de nódulos, os “carocinhos”, na mama, ainda em estágios muito iniciais. Por isso, acariciar a barriga e o peito desses bichinhos, em busca dessas lesões, de forma periódica, pode ser uma estratégia interessante.

Caso note uma diferença na mama, como a presença de um carocinho, é preciso levar o peludo para ser examinado. Esse tumor acomete machos e fêmeas, sendo raro em machos, e é mais comum em animais com mais de sete anos, porém pode acometer pets de todas as idades.

Embora muitos tutores ainda desconheçam, um estudo intitulado Tumores mamários caninos: novas perspectivas afirma que entre os tumores diagnosticados em cadela na medicina veterinária, 52% são de origem mamária.

O Centro de Controle de Zoonoses, através da Secretaria de Saúde e da Prefeitura Municipal, realiza gratuitamente cirurgias de castração, nas instalações do CCZ e no Castramóvel. No próximo dia 27 de outubro será disponibilizado o link para agendamentos de castração gratuitas para o mês de novembro. O link será liberado a partir das 8h, no site do CCZ, na aba “AGENDAMENTO”. É permitido apenas 01 (um) cadastro por pessoa e é necessário receber o auxílio do Bolsa Família.