O Centro de Controle de Zoonoses foi palco de muita emoção e carinho ao receber, nesta quarta-feira, 10, a psicóloga Cristina Costa, com a palestra ‘fadiga por compaixão: cuidados preventivos de saúde mental para quem cuida de animais”. A palestra faz parte da campanha Abril Laranja, que tem como intuito prevenir a crueldade animal, assim como o abandono, não apenas de animais domésticos, mas de todos os animais.

“Para podermos cuidar dos animais, é necessário primeiro cuidar de si. E manter a saúde mental em dia é primordial para o resto do corpo se manter”, comentou Aretusa Nascimento, coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, emocionada.

As protetoras presentes puderam tirar dúvidas e expor vivências próprias de sua trajetória na causa animal, em um momento de muita emoção e comoção, ao tratar sobre a saúde mental dos protetores de animais, responsáveis por cuidar e dar amor a quem tanto precisa.

“Durante todo o mês de abril, o foco é aumentar a conscientização e sensibilização de toda a população em relação aos maus-tratos. Durante este período, são organizadas várias atividades e programas voltados para a comunidade, visando educar as pessoas sobre como combater essa questão” destaca Luciana Medeiros, Coordenadora da Comissão de Direito e Bem-Estar Animal da UEPB.

O momento foi promovido pela Comissão de Direito e Bem-Estar Animal da UEPB, em parceria com Fórum de Bem-Estar Animal de Campina Grande, Centro de Controle de Zoonoses, Comissão do Direito Animal da OAB Subseção Campina Grande, e do Espaço de Psicologia Vivamente.

Durante o mês de abril, a Secretaria Municipal de Saúde, através do CCZ, promoverá palestras, ações e eventos de adoção para combater os maus tratos e o abandono de animais, além de intensificar os atendimentos médico-veterinários e as cirurgias de castração social. No dia 27 de abril a Comissão da UEPB juntamente ao CCZ realizará uma ação comunitária para encerrar a campanha, em uma ação educativa no bairro universitário na Associação dos Moradores.