No dia próximo sábado, 13, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vai realizar um evento de adoção responsável em comemoração à campanha Abril Laranja. O evento será na Praça da Bandeira, das 9h às 13h, para onde serão levados cães e gatos já vacinados, vermifugados e com a castração garantida dos animais disponíveis para adoção.

Para adotar é necessário ser maior de 18 anos e levar cópias e originais de um documento pessoal com foto e o comprovante de residência, além de passar por uma entrevista para garantir uma adoção responsável para o animal.

A campanha Abril Laranja é uma iniciativa dedicada à conscientização e prevenção da crueldade contra os animais. Durante todo o mês de abril, diversas organizações, ativistas e instituições promovem ações educativas, eventos e campanhas nas redes sociais para destacar a importância do bem-estar animal e combater práticas como o abuso, negligência e a exploração.

Por meio de atividades, a campanha visa sensibilizar a sociedade sobre a responsabilidade que cada indivíduo tem na proteção dos animais e na construção de um mundo mais compassivo e justo para todas as espécies.

“Levar um pet para casa é uma decisão muito importante e deve ser feita com responsabilidade. Como sabemos, eles demandam cuidados e atenção. Portanto, seja você também um protetor dos nossos amados pets e ajude a combater causas como do abandono”, disse a coordenadora do CCZ, Aretusa Nascimento.

O CCZ tem atualmente mais de 400 cães e mais de 200 gatos. O centro não é um abrigo, sendo destinado exclusivamente para o tratamento de animais que transmitem zoonoses. Contudo, o serviço tem utilizado o espaço para cuidar de inúmeros cães e gatos errantes, como se costuma chamar os animais sem tutores.

O Centro está finalizando a obra de construção de mais um canil e de um galpão, onde será possível realizar a castração de animais de rua e abrigá-los durante o processo pós-operatório. A castração é o principal meio para promover o controle populacional. A cirurgia nos animais de rua deve favorecer ainda mais este processo de controle. O Castramóvel completou um ano em fevereiro e realizou mais de mil operações. No centro cirúrgico do CCZ são mais de 5 mil procedimentos por ano.

Codecom