#AbrilLaranja é uma campanha dedicada à proteção dos animais contra a crueldade. Este mês é inteiramente dedicado a prevenir maus-tratos e sensibilizar a população sobre a importância do carinho e do amor para com os animais.

Nesta campanha, não estamos apenas falando de cães e gatos, mas de todas as espécies, incluindo cavalos, lagartos, hamsters, coelhos e muitos outros. Ao contrário do que muitos pensam, maus-tratos vai além da agressão física. Deixar o animal acorrentado 24h por dia; o abrigar em um espaço sem higiene; privá-lo de alimentação; negar assistência veterinária; etc, também é crime.

Além de proteger e denunciar, uma forma crucial e eficaz de prevenir a crueldade animal é adotar com responsabilidade. Atualmente o CCZ abriga mais de 500 animais que estão há espera de um lar amoroso, e acima de tudo, saudável. Está sendo realizada uma reforma no CCZ para atender aos animais vítimas de maus tratos.

Lembre-se de que maus-tratos aos animais são crimes, portanto, não hesite em denunciar! Se você presenciar algo suspeito ou temer pela vida ou saúde de um animal, não pense duas vezes em fazer uma denúncia. a Lei 14.064/2020 aumentou a pena para 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda do animal.

Você pode recorrer à Polícia Militar Ambiental, à Polícia Civil e ao Ministério Público para isso, LIGANDO PARA O 190 ou 197.

Juntos, podemos evitar que mais animais se tornem vítimas de maus-tratos.